Grande Sábado dos Defuntos (5 de Fevereiro)

5/18, Sábado
GRANDE SÁBADO DOS DEFUNTOS
Pós-Festa da Grande Festa do Santo Encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo
Sta. Vir. e Márt., Ágata de Palermo – Sicília (+ 251);
Lit.: .................... I Ts 4: 13-17; ......................Jo 5: 24-30 (pelos defuntos)
Lit.: .................... I Co 10: 23- 28; ..................Lc 21: 8-9, 25-27, 33-36 (dia)
Pelos Defuntos
I Tessalonicenses 4:13-17
13Irmãos, não queremos que ignoreis o que se refere aos mortos, para não ficardes tristes como os outros que não têm esperança. 14Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em sua companhia. 15Pois isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: que os vivos, os que ainda estivermos aqui para a Vinda do Senhor, não passaremos à frente dos que morreram. 16Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17em seguida nós, os vivos que estivermos lá, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Evangelho segundo São João 5:24-30
24Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vem a julgamento, mas passou da morte à vida. 25Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora — e é agora — em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que o ouvirem, viverão. 26Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo 27e lhe deu o poder de exercer o julgamento, porque é Filho do Homem. 28Não vos admireis com isto: vem a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão a sua voz 29e sairão; os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida; os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de julgamento. 30Por mim mesmo, nada posso fazer: eu julgo segundo o que ouço, e meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Do Dia
I Coríntios 10:23-28
23 "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. 24Ninguém procure satisfazer aos seus próprios interesses, mas aos do próximo. 25Tudo o que se vende no mercado, comei-o sem levantar dúvidas por motivo de consciência, 26pois a terra e tudo o que ela contém pertencem ao Senhor. 27Se algum gentio vos convidar e aceitardes o convite, comei de tudo o que vos for oferecido, sem suscitar questões por motivos de consciência. 28Mas, se alguém vos disser: "Isto foi imolado aos ídolos", não comais, em atenção a quem vos chamou a atenção e por respeito à consciência.
Evangelho segundo São Lucas 21:8-9, 25-27, 33-36
8Respondeu: "Atenção para não serdes enganados, pois muitos virão em meu nome, dizendo 'Sou eu!' e ainda: 'O tempo está próximo!' Não os sigais! 9Quando ouvirdes falar de guerras e subversões, não vos atemorizeis; pois é preciso que primeiro aconteça isso, mas não será logo o fim". 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, as nações estarão em angústia, inquietas pelo bramido do mar e das ondas; 26os homens desfalecerão de medo, na expectativa do que ameaçará o mundo habitado, pois os poderes dos céus serão abalados. 27E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória. 33O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão. 34Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, 35como um laço; pois ele sobrevirá a todos os habitantes da face de toda a terra. 36Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem".

Versão Bíblica: Bíblia de Jerusalém.


HAGIOGRAFIA DE SANTA ÁGATA



Santa Ágata nasceu em Palermo, na Sicilia, na época do imperador Décio (251), Nascida em família cristã, de boa situação econômica, a menina cresceu sendo educada nas virtudes cristãs, Desde criança demonstrou inteligência e era considerada uma das mulheres mais belas de sua época, irgindade e de não ter outro esposo senão Nosso Senhor Jesus Cristo, Muitos cavalheiros nobres que admiravam sua beleza, pediam-na em casamento, Encontrando-se Ágata em Catânia, Quinciano, governador da Cicília, ouviu falar de suas qualidades e de sua intenção de se tornar serva de Cristo; quis vê-la e tomá-la por esposa, a ponto de ir pessoalmente ao seu encontro, Vendo-se perseguida, Ágata orou fervorosamente e, terminando a oração, levantou-se animada, partindo para Catânia, O governador Quinciano ordenou que fosse entregue a Afrodisia, mulher perversa que com suas seis filhas mantinha uma casa de má fama, Nesse lugar, Ágata sofreu varias tentativas contra sua honra, o que para ela foi mais terrível que os tormentos ou a morte, mas se manteve firme, declarava que “ser serva de Cristo, na verdade era ser livre”, O juiz descontente com suas respostas, ordenou que fosse presa e açoitada, No dia seguinte, Ágata novamente foi interrogada por Quinciano: “Como, tendo nascida livre e em uma casa tão ilustre, te conformas com a miserável condição de ser escrava?” Ágata respondeu: “Se ser serva de Deus é ser escrava, faço nobre esta escravidão porque não conheço nem maior e nem mais verdadeira nobreza que a de servir a este Senhor”.

O governador então insistiu que ela oferecesse sacrifícios aos deuses do império, dizendo que se não o fizesse espontaneamente, faria pela força e rigor dos tormentos, Como mantivesse a firmeza da fé, foi submetida a cruéis torturas: desconjuntamento dos ossos, dilaceramento dos seios, Foi arrastada por sobre cacos de vidros e carvões em brasa, Porém, nem as ameaças, nem as promessas a fizeram sucumbir, já que, para ela, aqueles ídolos nada significavam, Ao ver que tudo sofria com serenidade, o governador ficou ainda mais enfurecido e ordenou que fosse levada à prisão sem alimento nem cuidados médicos, Deus, porém, a confortava; apareceu-lhe São Pedro em uma visão que iluminou com uma luz celestial todo o calabouço, consolando-a e sarando seus ferimentos, Na prisão, Ágata dirigiu ao Senhor a seguinte oração: “Deus poderoso e eterno, que por puro afeto e misericórdia quiseste tomar sob tua proteção esta humilde serva, e que desde cedo preservaste do amor do mundo para que meu coração ardesse unicamente em teu amor: meu Salvador Jesus Cristo, que quiseste conservar em meio a tantos tormentos, para maior gloria de teu nome e para a confusão do poder das trevas, digna-te receber minha alma em tua eterna morada, a dos bem-aventurados; esta é a última graça que te peço e que espero de tua infinita bondade, Sua morte aconteceu dia 05 de fevereiro de 251 sendo sepultada em Catânia com toda veneração, à altura de tão ilustre martírio.












Tropário, Terceiro Tom

Exalando virgindade como uma rosa de bom odor e como esposa virgem do Príncipe da Vida, te apresentaste, ó Ágata, tão digna de exclamações; amando a Fonte de todo bem, te exaltaste no mundo, ó ilustre Mártir, pelo testemunho prestado; por tuas orações cumula de benefícios aqueles que se agradam em glorificar os teus nobres gestos.


Kondákion da Mártir, Quarto Tom

Que a Igreja se ornamente, hoje, com a gloriosa púrpura tingida com o teu sangue de excelente Mártir, exclamando: Santa Ágata, glória da Catânia, rejubila-te!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.