São Charalampos


Comemorado 10 de fevereiro

São Charalampus (em grego: Άγιος Χαράλαμπος ) (também diversas Charalampos , Charalambos , Haralampus , Haralampos, Haralabos ou Haralambos ) foi um dos primeiros cristãos bispo de Magnésia , uma região da Ásia Menor , na diocese do mesmo nome. Seu nome Χαράλαμπος significa luz alegre em grego .

São Charalampos era um padre na cidade de Magnésia, perto Esmirna, na Ásia Menor. Por volta de 198 dC, Sevirus, o imperador do Império Romano tinha nomeado Loucius para governar Ásia Menor. Muitos cristãos foram perseguidos sob seu reinado. Neste momento Charalampos estava em Magnésia e abertamente ensinou a religião cristã. Quando Loucius descobriu isso, ele capturou Charalampos para julgamento. Perguntado por que ele condenou os ídolos do império e descumprindo as leis do mesmo, Charalampos disse a Loucius que eles aderiram às leis de Jesus Cristo e nenhum outro. Ele sustentava que Cristo ofereceu a vida eterna aos seus seguidores. O governador ordenou Charalampos a sacrificar suas crenças e abandonar Cristo, ou então sofrer torturas ferozes. O Santo se recusou a negar suas crenças.

 Charalampos foi despojado de suas roupas e seu corpo foi rasgado com garras de ferro. Ele resistiu à tortura com coragem. Um dos duques ficou enfurecido que ele tomou a garra de ferro e começou a rasgar a carne Charalampos com mais fervor do que os seus soldados. Neste ponto, o primeiro milagre ocorreu. As mãos do Duque ficaram paralisadas. Gritando, ele perguntou Loucius para ajudá-lo. Vendo a situação do Duque, o governador cuspiu no rosto do santo. Imediatamente a cabeça do pagão torcido em uma posição desconfortável, onde permaneceu. Os espectadores ficaram aterrorizados e pediu o Santo orar a Cristo para salvá-los. Charalampos chamou-os a orar e pedir perdão por seus pecados. O duque pediu a Charalampos que orasse para Cristo para recuperar suas mãos. Quando o Santo terminou a oração, as mãos do Duque foram curadas. Ele então foi batizado e se tornou um cristão devoto.

São Charalampos sendo torturado



Após esses eventos, muitas pessoas de Magnésia e outras partes da Ásia chegou a Charalampos, confessou seus pecados e eram batizados. O Santo realizou muitos milagres curando os fiéis de muitas doenças. Quando Sevirus ouviu isso, ele ficou muito irado e mandou soldados para Mangnesia para encontrar o santo, unhar as suas costas e em seguida o arrastar de Magnésia até Antioquia. Os soldados encontraram Charalampos e executou a ordem. Eles amarraram uma corda em sua barba e o arrastou puxado por um cavalo, mas uma voz disse-lhes para deixar este homem sozinho porque Deus estava com ele. Assustados, eles levaram Charalambos a Antioquia sem mais tortura.

São Charalampos sendo cortado com ganchos de ferro

Sevirus, informado do que tinha acontecido, enviou outro grupo de soldados para torturar o Santo. Eles amarraram um espeto no peito e reuniu madeira para que eles pudessem queimá-lo. Ele foi transformado no espeto com o fogo queima-lo por várias horas. Através de Ajuda Divina o Santo não ficou ferido. Sevirus ordenou que o Santo fosse trazido até ele. Ele perguntou ao santo qual era sua idade, e lhe foi dito que ele tinha 113 anos de idade.

Um jovem morreu na cidade e Sevirus ordenou ao Santo que o ressuscitasse para mostrar a força do seu Deus. Depois de orar várias horas, Deus, através de Charalampos, realizou o milagre. Muitos pagãos foram convertidos ao cristianismo quando viu isso, no entanto, uma Eparch chamado Crispos pediu Sevirus para executar o santo, porque ele tinha realizado esse milagre através do uso de magia. Sevirus pediu Charalampos a sacrificar aos deuses para salvar a si mesmo, mas ele se recusou, portanto, Sevirus ordenou a seus soldados para bater boca do santo com pedras e queimar seu rosto e barba com tochas. O fogo refletia o rosto do santo e queimaram os espectadores. Sevirus foi surpreendido neste momento, e estava curioso para saber quem era Cristo. Crispos disse-lhe que uma prostituta chamada Maria tinha concebido. Um homem chamado Aristarchos advertiu Crispos a não blasfemar. Um acesso de loucura superou Sevirus e como ele atirou flechas em direção ao céu, mandou Cristo para vir e lutar com ele. De repente, a terra tremeu e uma violenta tempestade se levantou. Sevirus e Crispos pediu ao Santo para salvá-los. A filha de Sevirus 'Galinee, entrou no quarto e falou pro seu pai crer em Cristo. Ela pediu o Santo para perdoar seu pai e rezar a Deus para acabar com essa calamidade. O Santo rezou e os atos de Deus parou.

Após 30 dias, Sevirus disse novamente para Charalampos a sacrificar aos deuses, mas Charalampos recusou. Ele, então, ordenou que um freio fosse colocado na boca do santo e que ele fosse levado por toda a cidade, como se fosse um cavalo. Galinee pediu seu pai para parar estas torturas ou então ele seria condenado à danação eterna. Sevirus ficou irritado com as palavras de sua filha e ordenou-lhe que sacrificasse seus deuses. No Templo de Zeus, ela disse aos sacerdotes que amaldiçoou os deuses, então ela orou ao Deus verdadeiro. As estátuas de todos os deuses foram destruídos. Sevirus ordenou mais estátuas para serem feitas e colocadas no templo para que as pessoas não zombassem dos deuses. Mais uma vez, Galinee foi ao templo, orou a Deus e as estátuas foram destruídas.

Para insultar Charalampos, ele foi levado a uma viúva para ser guardado. Quando ele chegou em sua casa, ele se inclinou contra uma viga de madeira seca e este feixe foi transformado numa árvore. A mulher estava tão assustada que ela pediu ao Santo para deixar sua casa, uma vez que não era digna de sua presença. Ele lhe disse para ter fé em Deus e que ela não teria nada a temer. No dia seguinte, os vizinhos viram a árvore em seu jardim e no perguntar, eles souberam do milagre. Sentaram-se com o santo e descobriram o cristianismo.

Os pagãos contaram a Sevirus sobre esses acontecimentos e a Eparch aconselhou Sevirus a decapitar Charalampos. O Santo foi capturado, mas antes de sua execução, ele orou a Cristo.  Durante sua última oração, com os céus abertos o santo viu o Salvador e uma multidão de anjos. O santo mártir pediu a Ele que concedesse que o lugar onde suas relíquias seriam repousadas nunca sofresse fome ou doença. Ele também pediu paz, prosperidade, e uma abundância de frutas, grãos e vinho naquele lugar, e que as almas dessas pessoas fossem salvas. O Senhor prometeu cumprir o pedido e subiu aos céus, e a alma do Charalampus Hieromártir seguiu atrás dele. 

O martíriode São Charalampos
Pela misericórdia de Deus, o santo morreu antes que os soldados pudessem decapitá-lo. Galinee tomou seu corpo e o colocou em um caixão de ouro sepultando o mártir com grande honra.

São Charalampos guardou o seu povo como um pastor que guarda o seu rebanho, por isso, ele é considerado o protetor dos pastores e rebanhos. O corpo de São Charalampos está atualmente no Mosteiro de Santo Estêvão, no Meteora, na Grécia, onde ele faz milagres até hoje.

Na hagiografia e iconografia grega, São Charalampos é considerado um sacerdote, enquanto fontes russas o consideram como um bispo.

A porção milagrosa do crânio de São Charalampos, o Hieromártir,
estimado pelo Mosteiro de St. Stephen, Meteora

São Charalampos é muito amado e trabalha muitas maravilhas por todo o mundo cristão. Ele é muito venerado com grande honra em partes da Grécia, como ele era, não só da Tessália, mas muitas das suas relíquias são preservadas lá (por exemplo, uma grande parte de seu crânio Sagrado é estimado pelo Mosteiro de St. Stephen, Meteora ) e ele curou e defendeu por tanto tempo os ortodoxos.


Apolytikion Tom 4
O sábio Charalampos, você foi provado um pilar inabalável da Igreja de Cristo, uma lâmpada sempre brilhante do universo. Você brilhou em todo o mundo por seu martírio. Você nos livrou da noite sem lua de idolatria O Abençoado. Portanto, corajosamente interceda a Cristo para que possamos ser salvos.

Kontakion Tom 4
O sacerdote-mártir, atleta, campeão Charalampos, suas relíquias são um tesouro inestimável da Igreja. Pelo que se alegra, glorificando o Criador.


Fonte:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.