Comemoração dos Santos Padres do Sétimo Concílio Ecumênico (13 de outubro )




Comemoração dos Santos Padres do Sétimo Concílio Ecumênico




 

Hoje a Igreja comemora os santos Padres do Sétimo Concílio Ecumênico, realizado presidido por São Tarasio, Patriarca de Constantinopla [comemorado em 25 de fevereiro], e convocado pela Imperatriz Irene e seu filho Constantino Porphirogenitos. O sínodo foi realizado em 787, o segundo a se reunir em Nicéia, e refutou a heresia iconoclasta. O Santo Concílio decretou que a veneração dos ícones não consiste em idolatria pois a honra por eles demonstrada não se dirige à madeira ou à pintura, mas ao protótipo [a pessoa retratada]. Ele também sustentou a possibilidade de se retratar Cristo, que se tornou homem e assumiu a carne quando de Sua encarnação. O Pai, por outro lado, não pode ser representado em Sua natureza eterna, pois ''nenhum homem nunca viu Deus'' [Jo 1:18]. Entre os gregos, os santos e teóforos Padres do Sétimo Concílio Ecumênico são comemorados no dia 11 de outubro, caso caia em um domingo, ou no domingo que se segue ao dia 11. De acordo com o Menaion eslavo, entretanto, se o dia 11 cair na segunda, terça ou quarta feira, o ofício é deslocado para o domingo anterior.





Tropário

Mais glorioso és Tu, ó Cristo nosso Deus! / tu estabeleceste os Santos Padres como luzes sobre a terra! / Através deles tu  os guiou à verdadeira fé! / O Um muito compassivo, glória a Ti!



Kondákion

O Filho, que brilhou do Pai / foi ineffably nascido, duas vezes na natureza, de uma mulher. / Tendo contemplado Ele, nós não negamos a imagem de Sua forma, / Mas representá-lo piedosamente e reverenciá-lo fielmente. / Assim, mantendo a fé verdadeira, / A Igreja venera o ícone de Cristo Encarnado.

NOTA: As traduções das orações e cânticos, neste blog, são para o uso meramente semântico.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.