Santo Mitrophan, bispo de Voronezh (07 de Agosto)


Santo Mitrophan, bispo de Voronezh



Santo Mitrophan, bispo de Voronezh, no Mikhail mundo (Michael), nasceu 08 de novembro de 1623. No synodikon (memorial-list), pertencente ao santo, a lista começa especialmente com pessoas de dignidade sacerdotal, e isso dá uma base para sugerir que ele nasceu em linhagem sacerdotal. Do Espiritual último testemunho de Sainted Mitrophan é conhecido, que ele "nasceu de pais piedosos e ressuscitou por eles na piedade incorrupto da Igreja do Oriente, na fé ortodoxa". Até 40 anos de idade o santo viveu no mundo: ele era casado, tinha um filho Ioann e serviu como pároco. O local da atividade pastoral do sacerdote Mikhail era a aldeia de Sidorov, situado no Rio Molokhta, um afluente do Teza fluindo para o Klyaz'ma, não muito longe da cidade de Shui (hoje distrito Vladimir). 
Tendo perdido sua esposa , padre Mikhail tomou os votos monásticos com o nome Mitrophan no deserto Zolotnikovsk em 1663. No synodikon do mosteiro a origem de São Mitrophan que começa com as palavras: "Origem do clero negro Mitrophan é de Sidorovsk". Após três anos de vida monástica, o sacerdote-monge Mitrophan foi escolhido Hegúmeno do Yakroma Kosma mosteiro [cf. 14 de outubro]. Ele guiou o mosteiro de 10 anos, mostrando-se zeloso como sua cabeça. Por seus esforços aqui eles levantaram uma igreja em honra do Salvador Misericordioso Não--by-Feito à Mão Imagem. 
Patriarca Joakim (1674-1690), aprendendo sobre a profunda piedade de São Mitrophan, ressuscitou em 1675 com a dignidade de archimandrite do então conhecido mosteiro Makarievo-Unzhensk. Sob a supervisão do santo, a igreja foi construída lá em honra da Anunciação (Blagoveschenie) MostHoly da Mãe de Deus, juntamente com um refeitório e torre sineira. No Moscow Sobor (Conselho) de 1681-1682 entre o número de medidas tomadas para a luta contra o cisma old-ritualista, e com o objetivo em mente de melhoria da iluminação cristã entre a população ortodoxa, foi deliberado o aumento do número de dioceses e de abrir novas catedrais em: Voronezh, Tambov, Kholmogor e Grã-Ustiug. São Mitrophan foi convocado para a capital e em 2 de abril de 1682, foi ordenado bispo de Voronezh pelo Patriarca Joakim e dezesseis arquipastores. 
O início do serviço de Sainted Mitrophan bispo coincidiram com um tempo terrível de problemas para Rus 'e um cisma da Igreja. Após a sua chegada em Voronezh o primeiro santo de todos enviados para os pastores de sua diocese uma carta circular, em que ele pediu a seus pastores a melhoria moral. "Veneráveis ​​sacerdotes de Deus Altíssimo - escreveu o santo, - conduzir o rebanho de Cristo Ye deve possuir olhos mentais brilhantes, iluminados pela luz da razão, a fim de levar os outros para o caminho correto Nas palavras!. Senhor, deveis ser vós a luz: "Vós és a luz do mundo" (Mt 5: 14) ... Cristo, o Salvador, confiando o rebanho a Seu apóstolo, disse três vezes para ele: pastor, como se inspirando-o de que a imagem de pastorado é triplo:. a palavra de ensino, a oração em benefício dos Santos Mistérios, ea exemplo de vida Lei vós também por todos os três métodos: dar exemplo de uma boa vida, ensinar o seu povo e orar por los, fortalecê-los pelos Santos Mistérios, acima de tudo, esclarecer os incrédulos por santo Batismo, e levar os pecadores ao arrependimento Esteja atento para os doentes, a fim de que suas vidas não pode ser privado da comunhão dos santos mistérios ea unção com óleo santo. . " 
São Mitrophan iniciou a sua actividade arqui-pastoral com a construção de uma nova catedral em honra da Anunciação da Mãe MostHoly de Deus, substituindo um antigo templo de madeira. Em 1692 a catedral com capelas em honra do Archistrategos Miguel e São Nicolau foi consagrada. Nos 20 anos que Sainted Mitrophan era bispo, foi fundado o número de igrejas aumentou 182-239, e dois mosteiros: o Korotoyaksk Ascension (Voznesenie) eo Bitiugsk Trindade mosteiros. E dentro dos mosteiros existentes, ele se preocupou sobre a erradicação da unseeming e distúrbios, enfatizando vida estrito acordo com a regra monástica. 
Voronezh O primeiro bispo ansiosamente preocupou-se sobre as necessidades de seu rebanho. Ele consolou tanto os pobres e os ricos, era um defensor de viúvas e órfãos, e um defensor da injustiçado. Sua casa serviu como um albergue para estrangeiros e um hospício para os doentes. O santo rezou não só para a vida, mas também para os cristãos mortos, e, particularmente, para os soldados caídos pela pátria, inscrevendo seus nomes na lista de memorial do synodikon. Lembrando-los em [preparação dos dons precedente Liturgia do sacerdote] Proskomedia, Sainted Mitrophan disse: "Se a alma do justo, então estar lá uma parcela maior de merecimento; se, contudo, ser um pecador, então há uma comunhão com a misericórdia de Deus" . 
Existia uma grande amizade de Mitrophan Sainted com Sainted Pitirim, Bispo de Tambov (Com. 28 Julho). Eles não só manteve correspondência, mas também se reuniu para conversar espiritual. A história da fundação perto de Tambov do Tregulyaev João mosteiro Precursor estava conectado com a amizade dos bispos. Em 15 de setembro de 1688 São Mitrophan visitou com São Pitirim. Três deles juntos (com eles estava o padre Vasilii) levou um passeio, para um lugar de orações solitárias de Tambov archpastor, e eles escolheram o lugar para o mosteiro futuro. 
Santo Mitrophan, um homem intensamente patriótico, por sua própria moral autoridade, bondade do coração e orações contribuiu para as reformas de Pedro I, a necessidade e objetivo de que ele bem entender. Com a construção de uma frota de Voronezh para uma campanha contra Azov, São Mitrophan exortou a nação a apoiar plenamente Pedro I. Isso foi particularmente importante, uma vez que muitos consideravam a construção de uma frota como um assunto inútil. O santo não se limitou apenas ao conselho para o czar, mas também prestado apoio material ao Tesouro do Estado, que precisava do dinheiro para a construção da frota, e ele forneceu todos os meios, ciente de que eles iriam para o bem-estar da nação. 
os sentimentos patrióticos do santo foram combinados em sua alma, com fé inabalável e rigoroso convicção ortodoxa, por conta de que ele não tinha medo de incorrer na ira do czar. Assim, o santo se recusou a ir a tribunal para Pedro I, uma vez que não estava ali estátuas de deuses pagãos, e embora por desobediência à vontade imperial desgraça ameaçava o santo, ele permaneceu inflexível. Peter deu ordens para remover as estátuas e desde então estava imbuído de um maior respeito para o bispo. Mitrophan santo morreu em 1703 na velhice extrema, tendo antes da morte o esquema com o nome Makarii. O funeral foi realizado 4 de Dezembro. Czar Pedro se eu carregava o caixão da catedral até o túmulo. Despedir, ele disse: "Não me resta mais nenhuma tão santo ancião memória eterna estar com ele.". Um dos monumentos marcantes da vida e da atividade de São Mitrophan é o seu testamento espiritual. Nela, ele diz: "Ao destino divino cheguei a velhice e agora eu ter esgotado minha força natural Pelo que tenho julgado esta minha redação final ... Quando minha alma pecadora é liberado de sua união com a carne, confio. para o seio da Sabedoria de Deus tê-lo criado, que pode achar graça como a obra das suas mãos, e os ossos pecaminosas concederei que a mãe de todos, na expectativa dali da ressurreição dos mortos ". Mais adiante, abordando os pastores e os rebanhos, o santo diz: "O pecador simples dá resposta a Deus apenas a sua alma em paz, mas os sacerdotes podem vir a atormentar para muitos, em negligenciar as ovelhas, a partir do qual eles se reúnem leite e lã. Para todos .. como a regra dos sábios é: fazer o trabalho, preservar um equilíbrio - haveis de ser rico; beber moderadamente, comer pouco - haveis de ser saudável, fazer o bem, evitar o mal - vós serás salvo ". A comemoração do Sainted Mitrophan foi criada em 1832.

© 1996-2001 por tradutor padre. S. Janos.


Fonte: http://www.holytrinityorthodox.com/calendar/los/November/23-04.htm

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.