Santas médicas não mercenárias Hermione, Philonella & Zenaida

As Mães da Medicina Moderna

Santas médicas não mercenárias



Santa Philonella & Zenaida 
Dia 24/10 (Calendário Juliano)
Dia 11/10 (Calendário Gregoriano

Tanto quanto sabemos, os pioneiros dos verdadeiros "médicos não mercenários" eram mulheres.

As santas irmãs, Zenaida e Philonella nasceram no distrito de Tarso no início do primeiro século. Elas eram primas do Apóstolo Paulo e nasceram em uma família judaica altamente educada. As duas irmãs tinham uma inteligência natural e um amor para a aprendizagem. Quando elas entraram na famosa escola de Tarso para estudar filosofia, as irmãs foram atraídas instantaneamente para as palestras dos teóricos médicos. Seu primo Jason, bispo de Tarso, era um dos primeiros convertidos ao cristianismo e um seguidor de seu parente, o apóstolo Paulo.

As duas irmãs aprenderam a fé cristã de São Jason e foram atraídas pelo amor e compaixão de Cristo. Depois de seu batismo, as duas se entregaram mais integralmente ao estudo da medicina e começaram a aplicar os princípios e as idéias cristãs a filosofia médica. Elas entenderam que a salvação é um processo de cura e ficaram profundamente impressionadas com a percepção de que Cristo tratou a cura das pessoas como um todo, físico e espiritual, com a presença do Reino Celestial.

Quando Santas Zenaida e Philonalla concluíram os seus estudos, elas se mudaram para Tessália, onde havia muitas nascentes de água mineral medicinal que fluem nas numerosas cavernas das Montanhas Felion. Aqui, os gregos tinham centros de culto pagão atados a filosofia da medicina e do culto de 
 Asklepios, o patrono da cura. As irmãs santas desejadas a levar o Evangelho de Jesus Cristo para as grandes multidões de pessoas que visitaram essas fontes termais minerais para a cura. Seus desejos sinceros era combinar a medicina científica com oração e fé e assim revelar a natureza da salvação e anunciar Jesus Cristo a quem quisesse ouvir as palavras do evangelho da glória.

Encontrando uma caverna com uma fonte de água mineral, Zenaida e Philonella construiu duas células e uma pequena capela para si. Tendo assim estabelecido um mosteiro feminino, elas usaram sua riqueza para criar uma clínica. Os médicos pagãos geralmente procuravam os ricos e ignoravam os pobres, e misturavam suas prática médica com a magia, superstição e bruxaria. Muito dinheiro foi obtido com a venda de amuletos médicos, encantos e compostos inúteis. As duas irmãs abriram seus corações para os pobres.

Philonella era um estudioso paciente e cuidadosa que estava determinado a separar a medicina a partir de idéias de magia e astrologia. Ela também estava muito interessada nos problemas de saúde das mulheres e tornou-se uma pioneira da ginecologia. 

Zenaida, por outro lado, era mais contemplativa. Ela estava profundamente interessada no sofrimento das crianças e trabalhou para desenvolver a assistência pediátrica, mas seu primeiro amor foi monaquismo. Então, ela se tornou famosa como uma velha espiritual que homens e mulheres procuraram em busca de conselhos espirituais. Três de seus filhos espirituais, Papias, Pateras e Philocyrus construiu o monastério de homens não muito longe da caverna-hospitalar das irmãs sagradas.

O amor das irmãs, a compaixão e a abertura para os pobres e humildes atraíram muitos para a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, não só as habilidades médicas das duas irmãs tornaram-se famosa, mas os milagres realizados por meio de suas orações estabelecidas por meio do Evangelho.

Perto do fim de sua vida, Santa Zenaida tornou-se interessada na medicina psiquiátrica. Muitos dos que vieram a seu hospital sofria de depressão grave e outras doenças psiquiátricas. Zenaida teve a sabedoria de reconhecê-las como doenças reais e se preocupar com as suas causas e cura.

Não se sabe em que ano Santa Zenaida partiu desta vida, mas ela deixou sua irmã Philonella para continuar o seu trabalho e instruir outros na medicina Cristã e na fé. Após a morte de sua amada irmã, Philonella entraria mais profundamente na vida espiritual, deixando o tratamento e cuidados de pacientes cada vez mais para os alunos e outras freiras. Ela também se tornou conhecida como uma taumaturga e repousou em paz e em uma idade avançada. 

A Santa Igreja concedeu o título de "Amigas da Paz" sobre as duas santas, porque tanto pregaram e praticaram a paz, a serenidade e a caridade. Philonella dito muitas vezes que um temperamento tranquilo e sereno, não só poderia ajudar na cura, mas pode até mesmo prevenir a doença. Para ela, a fonte da verdadeira paz era o Espírito Santo e do Evangelho de Jesus Cristo, o Príncipe da paz. Os discípulos de Santa Zenaida informaram que suas últimas palavras nesta vida era uma oração para a paz do mundo.

Não foram só as Santas Zenaida e Philonella as primeiras médicas cristãs (após apóstolo Lucas), mas elas foram as primeiras daqueles santos a quem chamamos de "médicos não mercenários"; A medicina Cristã começou com mulheres santas.



Santa Hermione

Dia 04 de Setembro

Outra pioneira da tradição dos Santos não mercenários era Hermione, filha de Filipe, o diácono (Atos capítulo 6). Ela nasceu em Cesaréia da Palestina no início do primeiro século. 

Inspirada por uma verdadeira compreensão do Evangelho , ela estudou a filosofia da medicina em sua cidade natal. Depois que os cristãos foram expulsos da Palestina , Santo Hermione viajou para Éfeso para procurar o amado Apóstolo João. No momento em que ela chegou, o grande evangelista já havia partido desta vida .


Cadastrado por herdeiro irmã Eukhidia , Santa Hermione comprou uma casa e fundou uma clínica médica, dedicada ao tratamento dos pobres e sem-teto . Logo, acrescentou quartos para estes os sem-teto e para os viajantes pobres que estavam doentes . Assim foi criado o primeiro hospital-albergue ou "xenodukia ", que se tornaria uma parte muito importante da tradição Cristã Ortodoxa. Como os outros médicos não mercenários que viriam após ela, ela entendeu que a salvação consistia na cura e libertação de toda a pessoa - corpo e alma juntos. Enquanto ministrava às doenças físicas daqueles que vieram com ela, a santa também os alimentava com o Evangelho e os levou a que a verdadeira cura e liberdade em Jesus Cristo.

Com a graça do Espírito Santo, Santa Hermione foi dada dom da profecia e tornou-se um elo nessa cadeia de profetas do Novo Testamento que foram unidos em espírito e chamando os grandes profetas do Antigo Testamento. Depois de uma longa vida de serviço como médica, evangelista e profeta , Santa Hermione recebeu a coroa do martírio . Durante o reinado dos imperadores Trajano e Adriano, ela foi presa e, apesar de sua grande velhice e notoriedade, submetida a terríveis torturas em um esforço para obrigá-la a renunciar a nosso Senhor Jesus Cristo. Ela foi decapitada no dia 4 de setembro e recebeu a coroa gloriosa de quem escolhe a vida eterna em nosso Senhor Jesus Cristo acima desta vida terrena transitória.

Através de suas santas orações , podemos também encontrar a cura e salvação.

Fontes:
http://www.oocities.org/athens/troy/1187/female.html

http://owhm.org/saints.html


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.