Santa Tecla de Iconium, Proto-mártir e igual aos apóstolos, a 'Glória das Mulheres' (24 de setembro)



Santa Tecla de Iconium, Proto-mártir e igual aos apóstolos,
 a 'Glória das Mulheres'




Tecla nasceu em Iconium no início do primeiro século da era cristã. Pertencia a uma família ilustre, possuía grande beleza, e aos dezoito se tornou noiva de um importante jovem. Foi quando ouviu a pregação de São Paulo em sua passagem por Iconium. Seu coração se converteu a Cristo e ela decidiu dedicar sua vida ao Evangelho. Com isso, desistiu de seu noivado, no que desagradou sua mãe, que, após as negativas da filha mesmo diante da fome que lhe havia sido imposta, levou-a às autoridades da cidade para que fosse julgada. O noivo de Tecla denunciou também São Paulo ao prefeito, acusando-o de ter voltado sua noiva contra ele. O Bem Aventurado Apóstolo dos gentios foi remetido à prisão. Tecla, no entanto, subornou os guardas com as jóias que carregava e, assim, conseguiu escapar de sua cela e ficar na de São Paulo. Ali foi instruída por três dias aos pés do Santo Apóstolo. Sua fuga foi descoberta, e após a procurarem em todo o lugar, encontraram-na na prisão. São Paulo foi julgado e banido da cidade. Santa Tecla foi condenada à morte na fogueira por pedido de sua própria mãe, que irou-se com a resolução da jovem, que não voltou atrás de seu noivado celeste nem diante das lágrimas de seus pais, das chantagens das autoridades e das promessas da família. As chamas da fogueira subiam alto, e Tecla as enfrentou fazendo o sinal da Cruz. Foi quando viu o Senhor Jesus Cristo, que a abençoou. As chamas não lhe fizeram mal, e, depois de um relâmpago, uma chuva as apagou. Tecla foi levada libertada e levada por uma jovem cristã à caverna em que São Paulo e São Barnabé se encontravam, junto de outros fiéis, orando para que Cristo fortalecesse a mártir diante de seus sofrimentos. mas as chamas não lhe fizeram mal. Deixando a cidade natal, pregou o evangelho em Antioquia e, pela recusa de casar com um dignatário da cidade, foi denunciada como cristã e condenada à arena. Mas as feras recusaram-se a atacá-la, e sentavam-se diante dos pés da santa virgem. O povo da arena começou a gritar que ''Grande era o Deus dos cristãos'', e o próprio prefeito, percebendo que ela era protegida pelo Deus Todo Poderoso, decidiu libertá-la diante do espanto geral. Com a bênção de São Paulo, Santa Tecla passou a viver no deserto em Seleucia, numa vida de severo ascetismo. Sua fama atraiu a muitos, e ela os curava e convertia, tendo sido apropriadamente chamada pela Igreja de ''Igual aos Apóstolos''. Já no fim de sua vida, quando contava então 90 anos de idade, feiticeiros pagãos enviaram homens para estuprá-la, pois acreditavam que seu 'poder' advinha da manutenção de sua virgindade. Tecla escapou deles e Deus abriu uma rocha na montanha que a escondeu. A Igreja a honra como "a glória das mulheres" e intercessora dos ascetas, e seu nome é invocado quando da tonsura monástica de monjas.


Tropário

Inspirada pelas palavras do Divino Mestre
tu estavas inflamada de amor por teu Criador.
Tu desprezaste todos os prazeres terrenos
e suportaste as feras e o fogo.
Ò gloriosa Thecla, companheira de Paulo,
suplica-te ao teu Esposo divino
que nos conceda a Sua grande misericórdia.

Kondákion

Radiante com a virgindade e adornada com a coroa do martírio,
foste uma portadora da fé.
Tu transformaste as chamas em orvalho e domaste um touro selvagem por tua oração,
Ò gloriosa Tecla, primeira mulher mártir.

NOTA: As traduções das orações e cânticos, neste blog, são para o uso meramente semântico.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.