Hieromártir Dionísio o Areopagita, Bispo de Atenas (03 de outubro)




Hieromártir Dionísio
 o Areopagita, Bispo de Atenas



Um dos teólogos mais importantes e influentes da Igreja, São Dionísio pertencia a uma família nobre de Atenas e fazia parte do Areópago. Além de ter recebido esmerada educação clássica, estudou astronomia no Egito, na cidade de Heliópolis, um dos mais antigos centros religiosos e de conhecimento da terra dos Faraós. Foi lá que presenciou o eclipse ocorrido quando da Crucificação de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na ocasião, teria dito ao observar o fenômeno: ''Ou o Criador do Mundo sofre ou este mundo está agora caminhando para o fim''. Com grande cultura filosófica, casado e pai de muitos filhos, converteu-se ao cristianismo e foi consagrado bispo de Atenas por São Paulo, a quem depois acompanhou em viagens missionárias. Visitou Jerusalém com o propósito de conhecer Theotokos, que muito o impactou. Sobre este encontro, escreveu a São Paulo: ''Testemunho diante de Deus que ao lado da própria Divindade não há nada tão repleto de tanto poder e graça. Ninguém pode compreender plenamente aquilo que vi. Confesso diante de Deus: Quando estive com João, que brilha entre os Apóstolos como o sol no céu, quando fui levado diante do semblante da Santíssima Virgem, experienciei uma sensação inexprimível. Diante de mim cintilou um tipo de radiação divina que atravessou meu espírito. Percebi a fragrância de aromas indescritíveis e fui preenchido por tanta beatitude que meu próprio corpo se tornou débil, e meu espírito dificilmente suportava estes sinais e marcas de majestade eterna e de divino poder. A graça dela fazia meu coração submergir e abalava mesmo meu espírito. Se eu não tivesse em mente seus ensinamentos, eu a teria confundido com o próprio Deus. É impossível presenciar maior bem-aventurança do que esta que contemplei''. Após o martírio de São Paulo, desejando continuar o trabalho do Abençoado Apóstolo dos Gentios, visitou Roma, Espanha, Alemanha e Gália, convertendo muitos pagãos. São Dionísio Areopagita foi decapitado no ano 96, durante o reinado do Imperador Domiciano.




Tropário


Ó santo Dionísio Hieromártir, foste totalmente instruído,
sóbrio em ação, com uma boa consciência, como convém a um padre.
Tu Mistérios empate do navio da Graça
e ter mantido a fé fizeste o teu curso completo como ele fez.
Interceder junto a Cristo, nosso Deus, para que Ele possa salvar nossas almas.



Kondákion


Quando em espírito fizeste passar pelos portões celestiais como um discípulo daquele que alcançou o terceiro céu,
foste enriquecido com o conhecimento inefável e te ilumine aqueles na escuridão da ignorância.

Por isso clamamos: Alegra-te, ó Pai Dionísio.

NOTA: As traduções das orações e cânticos, neste blog, são para o uso meramente semântico.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.